Manual de Usuário – Blog

Criando uma Conta:

  • No site oficial do WordPress clique em “Registrar-se”;

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  • Na página seguinte, dentre as três opções de formato de página inicial escolha aquela que mais lhe agrada;

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  • Escolha um dos temas exibidos para ser o tema do seu Blog, lembrando que ele pode ser alterado posteriormente, ou desça até o fim da página e clique na opção “Pular por enquanto”;

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  • Escolha um domínio para seu Blog, opte por algo relacionado ao assunto do qual pretende tratar. Se o domínio escolhido não estiver disponível tente outro ou escolha a opção oferecida pelo site e selecione a opção gratuita;

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  • Selecione novamente a opção gratuita;

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  • Digite seu endereço de e-mail, o nome de usuário escolhido, sua senha e clique em “Criar minha conta”.

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Personalizando seu Blog:

  • No canto superior esquerdo clique em “Meu site”;

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  • Será aberta uma aba com diversas opções, clique em “Temas” para exibir uma série de temas gratuitos e pagos, escolha o que mais lhe agrada e clique em “Personalizar” para fazer outras alterações em seu site as visualizar enquanto são feitas;

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  • Uma nova página será aberta com as seguintes opções de alteração:
    • Identidade do Site: Nessa opção é possível alterar o logo, o título, a descrição, o ícone no navegador e no aplicativo e o formato dos créditos no rodapé;
    • Cores & Fundos: Aqui o fundo do Blog pode ser alterado para uma cor sólida de sua preferência ou para uma imagem de sua escolha;
    • Fontes: As fontes do cabeçalho e da base do texto podem ser alteradas em forma e tamanho além de haver a possibilidade de deixar o cabeçalho em Itálico;
    • Imagem do Cabeçalho: A capa do Blog pode ser trocada por uma imagem sugerida ou por uma de sua escolha também podendo tornar aleatório com as imagens anteriormente enviadas;
    • Menus: Nessa opção é possível mudar onde aparece cada menu, podendo variar as opções de acordo com o tema escolhido. No de aparecer o “Menu social” é possível alterá-los para redirecionar o leitor à pagina do Blog em uma determinada rede social;
    • Opções de conteúdo: Aqui pode ser alterado o que é exibido no Blog e nas postagens como, por exemplo, o post completo ou apenas um resumo, a biografia do autor, a data de publicação e outros;
    • Widgets: Os widgets da lateral e do rodapé podem ser alterados para adquirir novas funções;
    • Página Inicial Estática: se o tema escolhido suportar, pode-se escolher entre ter uma página inicial que não se altera ou que mostre os posts mais recentes do Blog.
  • Depois de feitas as alterações desejadas clique em “Salvar e Publicar” e depois no “X” n canto superior esquerdo para voltar à pagina anterior.

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Configurando:

  • Clique em “Configurações” para abrir as seguintes opções, não se esquecendo de sempre salvar as alterações feitas:
    • Geral: As configurações básicas do Blog como título, idioma, fuso horário e privacidade podem ser alterados aqui;
    • Escrita: Novas Categorias e Tags podem ser adicionadas além da opção de criar um atalho que permite copiar textos, imagens e vídeos de qualquer página da web para editar;
    • Discussão: apresenta configurações de artigo, comentários e notificação por e-mail;
    • Analytics: Conecta seu Blog ao Google Analytics (necessário plano “Negócios” para ativar essa função);
    • SEO: Otimiza serviços para mecanismos de busca (necessário plano “Negócios” para ativar essa função);

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  • Clique em “Pessoas” para gerenciar sua Equipe, administradores, editores, autores e colaboradores, e seus Seguidores;

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  • Clique em “Menus” para editar quais itens aparecem em seus menus. Não confunda com o outro tópico ‘Menus’ que mudava onde os menus apareciam e não o que aparecia neles.

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Publicando:

  • Clique em “Posts do Blog”. Aqui haverão 3 postagens, mova-as para a lixeira clicando em “Mais” e depois em “Lixeira”;

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  • No canto superior direito clique em “Escrever”;

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  • Adicione o título do post;
  • Edite o conteúdo do post;
    • Clique no “+” para adicionar mídias;
    • Adicione a categoria e as tags;
    • Adicione a imagem de destaque do post;
  • Clique em “Pulicar” quando estiver satisfeito com o resultado do post, ou clique no calendário ao lado para agendar a publicação.

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Divulgando:

  • Compartilhe seu Blog e suas publicações em todas as redes sociais.
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